
História: tempo e espaço onde Deus continua a revelar-se…
ONTEM
21 de Novembro de 1796, dia da festa da Apresentação de Maria no Templo, Maria Rivier e quatro companheiras têm a audácia de fundar uma comunidade na pequena povoação de Thueyts, na Ardèche (França). Juntas consagram-se a Deus e à instrução da juventude: “nada éramos, nada tínhamos…”
Esta obra começou num tempo de perseguição, diz Maria Rivier, nos dias em que quase ninguém ousava dizer-se cristão. No meio desta confusão, algumas pobres jovens reúnem-se… Pobres, são de facto essas cinco jovens, até à extrema penúria. Porém, nada pode impedir o fogo que as abrasa de querer propagar-se: fazer conhecer e amar Jesus Cristo, é toda a sua vida.
Qual será o futuro desta pequenina esperança, que brota assim nesta Igreja de França, mergulhada na tempestade? É enorme a aventura em que o vento abrasador do Espírito arrebata a jovem fundação! E eis que bem depressa o fogo se propaga! Dezenas de pequenas comunidades se acendem nas paróquias, como outros tantos focos de educação cristã.
Quem fez tudo isso?... Maria Rivier não cessa de afirmar: Tudo nos vem de Deus e da Santíssima Virgem! É, pois, a Maria que ela atribui o título de fundadora: Sim, Maria quis que esta casa lhe fosse totalmente consagrada, que tivesse o nome da sua Apresentação: Ela é a sua fundadora e superiora.
HOJE… Ele continua connosco…
As Irmãs da Apresentação de Maria celebraram o 215º aniversário da sua fundação. Deus continua a sustentar a fidelidade desta família religiosa, que Ele guardou viva e unida, ao serviço da Igreja, apesar dos sobressaltos da História.
Actualmente, cerca de mil e cem religiosas estão presentes em vinte países do mundo.
África: Moçambique, Senegal, Gâmbia, Camarões, Burkina Faso
América do Norte: Canadá, Estados Unidos
América do Sul: Perú, Brasil, Equador
Ásia: Japão, Filipinas, Indonésia
Europa: França, Inglaterra, Espanha, Portugal (continente e Ilha da Madeira), Itália, Irlanda, Suiça
Fiel à graça própria recebida por Maria Rivier, o espírito apostólico da Congregação exprime-se, qualquer que seja o apostolado exercido, pelo anúncio explícito de Jesus Cristo. (Regra de Vida)
No entanto, a prioridade permanece a educação cristã da juventude pelo ensino. A este nível, sobretudo, vive-se uma intensa e fecunda colaboração entre religiosas e leigos.
A disponibilidade das irmãs para a missão permite à Congregação conservar o seu impulso missionário. De Leste a Oeste, do Sul ao Norte e vice-versa, realizam-se intercâmbios. As comunidades internacionais assim constituídas evangelizam, não somente pela palavra, mas também pela comunhão fraterna, vivida em nome de Jesus Cristo. REUNAMO-NOS, diz ainda hoje Maria Rivier, e caminhemos confiantes rumo…
AO AMANHÃ! Porque o Senhor não abandonará a obra das suas mãos…