Apresentação de Maria - Congregação Internacional

Imprimir

Amo esta Vocação, amo-a como o paraíso!

Nasci na ilha da Madeira numa família de seis filhos – 2 rapazes e 4 raparigas. Os meus pais sempre tiveram a preocupação de nos educar para, os verdadeiros valores cristãos.
Eu, era a mais velha das raparigas e comecei desde cedo, a cuidar dos meus irmãos e a tomar conta da casa, mas nunca senti o desejo de construir uma família.

Aos 17 anos, no 10º ano escolar, os meus pais, queriam que eu estudasse para ter um bom emprego, mas um dia, ouvi um testemunho de uma irmã, que ia para as missões, e senti-me interpelada por essa irmã, a dar a vida aos outros. Na altura, já conhecia as Irmãs da Apresentação de Maria e logo, entrei em contacto com elas. Nesse Verão havia um encontro de jovens e eu participei... no final do encontro, falei com a irmã que o orientou e disse-lhe que gostaria de ser irmã… A Irmã nesse momento, disse-me que iria falar com a sua Superiora e depois logo me dizia alguma coisa e eu fiquei à espera! …

Daí a uma semana recebi uma carta, fazendo-me o convite para ir viver com as irmãs no Funchal, e, aí continuar a estudar, claro que fiquei toda contente mas o pior era dizer aos meus pais. Disse só à minha mãe mas como dizer ao meu pai? Era muito difícil… Então um dia, estando à mesa e a minha mãe, disse ao meu pai que eu ia estudar para o Funchal e que ficava em casa das irmãs. Ele não concordou mas também não disse que não e chegou a Setembro, altura de começar as aulas e eu fui.
Comecei as aulas e ao mesmo tempo ia ajudando as irmãs nalgumas tarefas da casa e também trabalhava com as crianças, porque a casa onde fiquei, tinha um jardim de infância e uma escola primária, e eu gostava imenso delas. No fim de semana ia à casa dos meus pais e aí já ia pedindo à minha mãe que me fizesse algumas saias para me ir habituando e, o meu pai ia começando a desconfiar, mas eu nada dizia pois, sabia que ele dificilmente aceitaria, mas eu continuava insistindo com o mesmo desejo… e depois da minha estadia, de 2 anos junto das irmãs, decidi vir para Setúbal (Casa de Formação - Noviciado) para iniciar a minha caminhada. Fui entretanto despedir-me dos meus pais e da restante família… e o meu pai sem aceitar a minha decisão. Porém eu disse, tenho de ir e ele não me disse mais nada.
Chegou ao dia marcado e parti, mesmo sabendo que algumas pessoas da minha família também não aceitavam este meu desejo de pertencer a Deus que era muito forte e arrisquei… Cheguei a Setúbal e fui acolhida na Congregação na qual fiz a minha formação e hoje sou irmã da Apresentação de Maria sentindo-me realizada e feliz nesta missão que Deus me confia em cada dia.
O meu testemunho de felicidade e grande alegria fez com que os meus pais aceitassem a minha opção de vida.

Ir. Élia, pm.

Agenda 2013

em actualização

Publicações

...

Contactos

Morada: Quinta da Boa Vista
Baixa de Palmela
Apartado 365
2901-901 SETÚBAL 
Tef. 265 54 12 50
Email:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.